Imagem ilustrativa

Os desafios e oportunidades para o desenvolvimento da bacia leiteira foram o tema de palestra do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, para lideranças e agricultores de Lagoa Vermelha (RS). O encontro, organizado pela prefeitura, reuniu cerca de 60 participantes na Associação Atlética Banco do Brasil. Segundo o secretário Spies, a produção de leite está passando por grandes transformações técnicas e econômicas, com a adoção de novas tecnologias por parte dos produtores e indústrias e a profissionalização da cadeia produtiva. “O grande desafio é produzir leite de alta qualidade com custos competitivos. E isso exige maior organização estrutural do setor, tanto nos fatores de produção dentro das propriedades quanto nas indústrias com os processos de logística, transformação e agregação de valor”, ressalta.  “Precisamos melhorar a estrutura da produção, com estradas para o transporte de leite, energia elétrica para o resfriamento, investimentos em infraestrutura nas propriedades. E a cima de tudo, melhorar a qualidade do leite”, afirma Spies. De acordo com o secretário, para que o leite do sul do Brasil seja competitivo no mercado global, a logística e infraestrutura devem ser mais confiáveis para atender as demandas constantes de mercados exigentes. A sanidade dos rebanhos deve ser assegurada, principalmente no controle de febre aftosa, brucelose e tuberculose. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, junto com o Paraná, estão unidos para desenvolver uma Aliança Láctea Sul Brasileira que pense estratégias para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite nos três estados. O desafio é avançar em qualidade, produtividade e competitividade, com maior organização estrutural do setor, logística e agregação de valor. “Queremos fazer do leite mais uma estrela no agronegócio da região”, destaca Spies. No Brasil, a região que mais cresce em produtividade é formada pelo Oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná. “Essa região tem o clima favorável, mão de obra qualificada, pasto o ano inteiro, mostrando que as condições para produzir leite de alta qualidade a preços competitivos são muito boas”, afirma Spies. Com uma taxa de crescimento médio de 8,6% ao ano, Santa Catarina se destaca como o quinto produtor nacional de leite, responsável por 7,9% da produção do Brasil. Com 80 mil famílias rurais envolvidas, a produção de leite está localizada, principalmente, em pequenas propriedades de agricultores familiares, ou seja, mais de 60% das propriedades tem área total menor que 20 hectares.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC