Com mais de 4 milhões de cabeças de gado, e mais de 70 criadores de Angus, Santa Catarina é um estado chave para o crescimento da raça no Brasil. Além disso, desponta no cenário nacional, como o estado onde a raça Angus mais cresce atualmente.
Esse resultado deve-se, em grande parte, ao trabalho do Núcleo de Criadores de Angus de Santa Catarina, que fomenta o estabelecimento da raça Angus principalmente a partir da aquisição de genética diferenciada e reúne propriedades geradoras de reprodutores que multiplicam as características econômicas do Angus.
Nelson Serpa, presidente do Núcleo catarinense, enxerga de maneira positiva o crescente movimento de valorização da genética Angus no País e também o avanço da raça no seu estado. “Trata-se de um indicativo altamente positivo para o Angus no País. Além disso, devido às restrições sanitárias à importação de animais, Santa Catarina também vem aperfeiçoando o seu criatório Angus de uma forma realmente exemplar”, observa Serpa.
O dirigente ressalta que o mercado aceita cada vez mais os requisitos de qualidade produtiva e reprodutiva da genética Angus. “A raça é fértil, precoce e de rápido ganho de peso. Não bastassem esses diferenciais, temos uma vantagem adicional em Santa Catarina em relação ao gado importado: nossa seleção é feita aqui, no ambiente onde o touro vai produzir”. observa Nelson Serpa.
Outro fator chave envolve o trabalho da Associação Brasileira de Angus, que promove em conjunto com o Núcleo o fomento do Programa Carne Angus Certificada – que bonifica os produtores pela genética Angus e de cruza Angus –, demonstrando toda a funcionalidade e a eficiência da genética Angus na produção de carne de alta qualidade. “Esse trabalho complementar tem proporcionado maior investimento dos criadores em genética superior, o que multiplica os resultados dessa raça fantástica”, assinala Serpa.
Fonte: Portal Olhar Direto