O Brasil caminha para se tornar o maior produtor de soja, mundialmente. De acordo com dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o país produz um volume muito próximo ao dos Estados Unidos, que ocupa o primeiro lugar no ranking de produção. O consultor técnico da Faeg, Cristiano Palavro, explica que a grande especialização e a qualidade dos produtores rurais brasileiros e do setor como um todo, alinhados aos avanços tecnológicos, são alguns dos fatores que propiciam essa crescente produtividade.
Segundo Cristiano, na última safra, os norte-americanos produziram 89 milhões de toneladas de soja, contra 86,5 milhões no Brasil. “Se não fosse pela grave seca ocorrida nos principais estados brasileiros nesta safra de verão, durante o início de 2014, as expectativas eram que o Brasil produzisse mais que os americanos”, diz. O consultor conta que a cultura da soja se destaca por ter uma das cadeias mais desenvolvidas da agricultura brasileira, e tem evoluído para um modelo mais empresarial de produção.
Neste segmento, a utilização de um software especializado é fundamental para a produção eficaz da soja. Para garantir sucesso na produção, a Siagri trabalha com o ERP, que oferece gestão integrada para o agronegócio, com controle de todas as etapas do processo produtivo e da distribuição de insumos agrícolas. “Os produtores de soja tem encontrado no ERP métodos e controles para que o Brasil continue na posição de destaque mundial”, destaca Eduardo Bitu, diretor de produtos da Siagri.
Segundo ele, o ERP é desenvolvido para promover de maneira fácil as tarefas e rotinas do agronegócio. “O software agrícola da Siagri é personalizado de acordo com as necessidades da empresa que o utiliza”, diz. Eduardo conta que desde a sua concepção, o ERP está estruturado para atender com total aderência processos baseados na cadeia do agronegócio, inclusive aqueles específicos da produção agrícola.
O diretor de produtos diz que, além de todos os processos que sustentam a gestão de BackOffice, o Siagri ERP também atende, de forma integrada e com profundidade de detalhe, aos controles e processos de planejamento, produção, armazenagem e comercialização de grãos, dentre eles a soja. De acordo com ele, ter um sistema de gestão faz toda a diferença na hora de plantar.
Fonte: Portal Economia SC