Os Escritórios Municipais da CIDASC e EPAGRI de Jacinto Machado, desenvolveram ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Nos dias 03 e 04 de junho, a Técnica Agrícola da CIDASC, Valdirene Borges Emerim De Noni e a Extensionista Rural da Social da EPAGRI, Aline Hahn Fernandes, realizaram palestra, oficinas e atividades de Educação Sanitária e Ambiental, na Escola Municipal de Educação básica Arizona. A ações de Educação Sanitária realizadas foram; visita a horta Escolar, observação de algumas pragas presente, visita ao minhocário e a elaboração de um biodecompositor, esta atividade realizada pela a Extensionista da EPAGRI.
O tema da Palestra foi escolhido em conjunto com a Diretora da Escola, Cristiane Mezzari Tonetto. Esta palestra teve por objetivo difundir conhecimento do setor primário com esclarecimentos que possam explicitar de forma mais abrangente a importância das ações sanitárias que a CIDASC realiza, contribuindo para a qualidade dos produtos vegetais consumidos. A segurança dos alimentos somente é alcançada quando o manejo de cultivo e de pragas são realizados com responsabilidade, dentro de uma visão de defesa sanitária.
Estas ações tem por objetivo orientar a comunidade escolar sobre as questões de saúde relacionadas a atividades agrícolas, visto que muitos dos 91 participantes, alunos e professores, tem contato com esta atividade. Mesmos os que não estão ligados diretamente a atividade agrícola, possuem ligação indireta, visto que o município de Jacinto Machado, tem na agricultura uma atividade de grande expressão econômica.
A respeito do tema, a Técnica Agrícola de Jacinto Machado Valdirene Borges Emerim De Noni, realizou a palestra abordando: Contaminação Química e Agricultura Alternativa. Destacando, que quando se faz necessário o uso dos Agrotóxicos, que seja feita de forma correta e responsável. Apresentou a CIDASC e as suas atribuições, missão e visão da empresa, dando continuidade aos trabalhos. Os assuntos abordados foram: conceito, uso correto, modo de ação, uso de EPI, possíveis contaminações no ambiente e a interferência dos Agrotóxicos na Saúde Humana, tanto direta ou indiretamente. Na questão relacionada com a alimentação foi mostrado os dados do Programa “PARA” da Anvisa e apresentado o Programa Alimento sem Risco do MPSC/CIDASC.
Assim, de acordo com a Diretora, “A Escola desenvolve trabalhos de Educação Ambiental, através da Reciclagem de Papel, Horta Escolar, Minhocário, Jornal do Meio Ambiente, dentre outras atividades em parceria com diversas entidades municipais.”
Fonte: ADR Criciúma