Foto: ASCOM/CIDASC

A Gerência Regional de Concórdia da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), está alertando sobre o danos causados pela vespa da madeira (sirex noctilio) nas plantações de pinus nos municípios pertencentes a abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Concórdia e Seara.

A vespa da madeira é originária da América do Norte, foi detectada no Brasil em 1.988 e hoje causa problemas nas regiões Sul e Sudeste do país. A praga é atraída por árvores debilitadas de florestas com baixo manejo. “Nas árvores com algum tipo de estresse, favorece a vespa da madeira à introduzir seus ovos, que são geralmente depositados nos topos dos pinus. Além dos ovos, a praga deposita muco e fungos que servem de alimentos para as larvas e são tóxicas a planta. Essa ação abre galerias nos troncos, o que prejudica a plantação”, informa o engenheiro agrônomo, Daniel Canabarro, um dos responsáveis pela sanidade vegetal da regional da CIDASC em Concórdia.

O engenheiro agrônomo da CIDASC , Vitor Michelon, destaca que o manejo florestal pode evitar o ataque da vespa da madeira nos pinus. “Realizar o desbaste para minimizar o surgimento de plantas debilitadas, procurar não podar e desbastar entre os meses de agosto e janeiro, e eliminar os restos de desbaste e poda, auxiliam na prevenção e combate a essa praga”, comenta Michelon.

A equipe de sanidade vegetal da CIDASC está viabilizando uma capacitação em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o mês de agosto deste ano, sobre a Certificação Fitossanitário de Origem (CFO), para profissionais ligados a área florestal. “Em razão dos prejuízos causados pela praga, existem restrições no trânsito de madeira de pinus entre alguns estados e até entre países. Para evitar essa restrição é necessário comprovar que o produto está livre da vespa da madeira, o que é possível com a certificação CFO e a supervisão da CIDASC”, destaca o engenheiro Canabarro.

O escritório regional da CIDASC está a disposição dos interessados para sanar dúvidas sobre a vespa da madeira e verificar os plantios de pinus na região.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Concórdia