Foto: ASCOM/CIDASC

As atividades de controle da brucelose e tuberculose no rebanho catarinense serão ampliadas. A ação será realizada em parceria entre Governo de Santa Catarina, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio foi feito na última quinta-feira (05.06).

Um convênio, que garante recursos de R$ 1,1 milhão, deverá ser assinado pela CIDASC e Mapa para ampliar as ações de controle da tuberculose e erradicação da brucelose em Santa Catarina até 2017. Para atingir esse objetivo, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a CIDASC trabalham com atividades educativas, identificação de focos das enfermidades e indenização dos criadores envolvidos. De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a expectativa é de que, em médio prazo, o estado obtenha a certificação como área livre de brucelose, aumentando a competitividade dos produtos de origem animal no mercado nacional e internacional. “Em 2017 nós queremos que o estado de Santa Catarina seja livre de brucelose, com incidência menor de 0,2%, hoje temos incidência de 0,28%”, afirmou Spies.

Foto: James Tavares/Secom

Como forma de identificar os focos das doenças em Santa Catarina, em 2013, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca publicou portaria estabelecendo, para os rebanhos de produção de carne e leite, a realização de exames de diagnóstico para as duas doenças nos machos não castrados e fêmeas, a partir dos dez meses de idade, tanto para aqueles que participam de exposições e feiras agropecuárias, como para aqueles transferidos de propriedades, com mudança de proprietário. Excetuam-se das exigências de exames de diagnóstico para brucelose e tuberculose, os bovinos e bubalinos que se destinam à engorda para abate. Os animais acometidos de brucelose ou tuberculose são abatidos sanitariamente e os proprietários são indenizados pela Secretaria, via Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa).

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC