A produção de leite à base de pasto é um dos alicerces da economia na região do vale do Braço do Norte, onde a produção e, principalmente, a produtividade das pastagens é assunto de fundamental importância.
Com o intuito de apresentar aos agricultores as cultivares de forrageiras de inverno mais adaptadas e produtivas, foi realizado evento com a participação da CIDASC, Epagri, Laticínios da região e comerciantes, os quais tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências.
Coube ao Engenheiro Agrônomo Ricardo Miotto Ternus, responsável pela área de Agricultura palestrar sobre as ações da CIDASC, na Tarde de Campo realizada em 29/05/14, na propriedade do senhor Valdir Della Giustina, na comunidade de Rio Pequeno, município de Braço do Norte, a qual contou com a presença de cerca de 100 agricultores.
A Cidasc de Tubarão vem desenvolvendo ações que visam coibir o comércio de sementes de baixa qualidade na região. A principal ferramenta tem sido a coleta de amostras. Nos dois últimos anos foram coletadas na região cerca de 50 amostras, sendo 26 de azevém e 24 de aveia preta. Destas, mais de 60% apresentou problemas, sendo reprovadas em pelo menos um dos testes realizados.
No que tange ao índice de germinação do azevém, houve uma melhora considerável, quando comparado ao ano anterior. Em 2013, 46,6% das amostras foram reprovadas neste teste. Já em 2014, esse percentual caiu para 23,1%.
Para a aveia preta a situação foi oposta, não detectou-se nenhum problema com índice de germinação em 2013, porém, nesta safra, 22,3% das amostras analisadas foram reprovadas. Além disso, os agricultores foram orientados sobre os cuidados que devem ter no momento de aquisição das sementes e como proceder nos casos em que ocorrerem inconformidades no processo de germinação e no momento da formação das pastagens.
Fonte: Ricardo Miotto Ternus/CIDASC de Tubarão