Foto: ADR de Rio do Sul

Produtores de mudas cítricas dos municípios de Pouso Redondo e Rio do Oeste participaram no último dia 21, de uma reunião técnica realizada na câmara dos vereadores de Rio do Oeste em conjunto com a CIDASC e Responsáveis Técnicos da região.

Os viveiristas já estão adequados a Portaria SAR n° 22 de 23/11/2010 no que diz respeito à produção das mudas sob Ambiente Protegido, e a previsão é que sejam comercializadas aproximadamente 800 mil mudas na safra 2013/2014 com destino principalmente para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul e também ao mercado interno de Santa Catarina.

No entanto, visando à conquista de novos mercados, aumento da qualidade das mudas e atendimento às legislações vigentes, a reunião teve como objetivo discutir sobre as principais dificuldades encontradas pelos produtores e meios de fortalecimento da atividade, como a formação de uma associação de produtores. Discutiu-se também sobre o de estabelecimento da APF (Área de Proteção Fitossanitária) a ser implantada em breve junto ao Ministério da Agricultura com local Livre da Praga Cancro Cítrico na região produtora.

Foto: ADR de Rio do Sul

Neste sentido, o Engenheiro Agrônomo e coordenador Técnico da Gerência Estadual da Defesa Sanitária Vegetal da CIDASC, Osmar Volpato, explanou sobre a legislação atualmente em vigor, sobre o sistema de certificação fitossanitária e também sobre as pragas quarentenárias presentes no Brasil que acometem a cultura dos Citros (Cancro Cítrico, Pinta Preta do Citros, Greening e Mosca Negra dos Citros), ressaltando a importância de seguir o previsto na legislação para evitar a entrada e disseminação destas pragas. Esteve também presente na reunião de trabalho o Gerente Estadual da Gedev/Florianópolis o Eng. Agrônomo Aarão Luiz Schmitz Junior.

Fonte:  ADR de Rio do Sul