Foto: ASCOM/CIDASC

Para impulsionar o desenvolvimento de maneira sustentável e gerar trabalho e renda, o planalto norte catarinense lançou uma importante iniciativa – o Programa Planorte Leite – com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). O evento aconteceu no Parque de Exposições Ouro Verde, no município de Canoinhas.

O programa visa estimular o desenvolvimento integrado e sustentável do Planalto Norte de Santa Catarina por meio do fomento da cadeia produtiva do leite, promovendo a organização das instituições, entidades e produtores, com base na produção diferenciada, gerando renda e estabilidade econômica, social e ambiental. O programa foi elaborado com apoio de muitas entidades com a intenção de construir uma nova oportunidade de agregação de valor, incentivo para reter o homem no campo e também para resgatar a capacidade produtiva da região, que foi reduzida a 30% se comparada às décadas de 1980 e 1990.

A pecuária de leite foi identificada como uma das atividades mais promissoras para a região, principalmente pelas características regionais e a atual situação macroeconômica do País. Além disso, a atividade pode ser desenvolvida preservando o meio ambiente, fazendo o uso de fontes alternativas de energia, gera renda mensal aos produtores, contribui para a autonomia financeira das mulheres, favorece a sucessão familiar e se constitui em uma alternativa para a diversificação na propriedade rural.

A atividade pode estimular a instalação de novos empreendimentos, a exemplo do comércio de equipamentos, rações, medicamentos, indústrias processadoras, beneficiando assim não somente a produção leiteira, como demais cadeias produtivas regionais. Para participar do programa as famílias deverão integrar um grupo de produtores de leite constituído pela entidade signatária do Programa Planorte Leite; ter a participação mínima de 70% nos encontros programados pelo grupo; ter bloco de notas de produtor rural e estar emitindo mensalmente a nota correspondente a produção de leite e ter adotado as recomendações preconizadas pelos técnicos das entidades signatárias do programa.

O programa resulta da cooperação entre AMPLANORTE, Epagri, CIDASC, Prefeituras Municipais, UNC, Seaplan, IFSC, Faesc, Senar/SC, SC Rural, Embrapa, Sisclafplan, Cooperdotchi, Astramate, Território da Cidadania Planalto Norte, Sintraf, Sebrae, SDRs de Canoinhas e Mafra.

Fonte: MB Comunicação