Foto: Matheus Mazon Fraga/CIDASC

Nos dias 26 e 27 de maio, a equipe do Serviço de Defesa Vegetal se reuniu em Florianópolis para a realização da etapa presencial do Planejamento Estratégico Participativo – PEP da Defesa Vegetal. O Serviço de Defesa Vegetal é formado pelas Áreas de Agricultura vinculadas às 20 ADRs e coordenadas pela Gerência de Fiscalização de Insumos Agrícolas – GEFIA e pela Gerência de Defesa Sanitária Vegetal – GEDEV.

A metodologia empregada, focada na participação dos profissionais envolvidos, tem como objetivo fortalecer a coesão da equipe, criar sinergias, compartilhar entendimentos e, acima de tudo, orientar a equipe em perseguir algo em comum. Para isso, buscou-se a formalização da missão e visão de futuro para o Serviço de Defesa Vegetal e da análise dos fatores ambientais, positivos e negativos, internos e externos à organização, e que podem influenciar no presente e no futuro do Serviço de Defesa Vegetal.

O Planejamento Estratégico Participativo não deve ser entendido como uma atividade estanque, ou uma mera formalidade. O PEP se trata de uma atividade continuada, que além da definição da missão e visão, busca especificar os objetivos considerados estratégicos, decidir sobre quais ações são as mais apropriadas para atingir estes objetivos e monitorar o atingimento destes objetivos.

Foto: Matheus Mazon Fraga

O trabalho, que foi idealizado e está sendo conduzido pelo Comitê de Planejamento da GEFIA e GEDEV e pelo Núcleo Pró-Gestão/GEPLA, se preocupou também em vincular o trabalho realizado com o Planejamento Estratégico Participativo da CIDASC, realizado em 2007 e que, à época, contou com a participação de 150 colaboradores de todas as unidades organizacionais da CIDASC. Agradecimentos aos gerentes Aarão L. Schmitz Jr. (GEDEV), Milton L. Breda (GEFIA) e José Luiz Vieira de Souza (GEPLA) por não terem poupado esforços para a integração das três gerências e a realização deste trabalho.

Fonte: Alan L. Rizzoli/CIDASC