Na foto: A Engenheira Agrônoma da CIDASC, Fabiana Alexandre Branco, palestrando no 8° CEEA – Foto: ASCOM/CIDASC

A importância do setor agropecuário no desenvolvimento de Santa Catarina foi o tema da conferência magna de abertura do 8° Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos, nesta quarta-feira, 28, em Florianópolis. A palestra foi proferida pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, após a abertura oficial do evento, que contou com a presença de lideranças do setor agropecuário e autoridades ligadas à categoria. 

Segundo Spies, a função dos engenheiros agrônomos está diretamente associada ao desenvolvimento de Santa Catarina. “Muitos municípios catarinenses têm a agricultura como base da economia e os agrônomos são responsáveis por orientar os agricultores a tomarem boas decisões e se tornarem competitivos num mercado tão exigente”, afirmou.

Durante a palestra o secretário destacou ainda o papel da agricultura familiar dentro do agronegócio brasileiro. “Na verdade, o Brasil é um país de agricultura familiar, não se pode pensar em agronegócio como agricultura rica e agricultura familiar como agricultura pobre. O agronegócio é a combinação entre agricultura familiar e agricultura empresarial”, explicou. 

Foto: ASCOM/CIDASC

Para o secretário Spies, o sucesso da agricultura está na produção de produtos de qualidade, com custo competitivo, uma logística eficiente e a conformidade com a legislação. “Deve-se investir em atividades de alta rentabilidade, que produzam bastante em pequenas áreas. Santa Catarina já atingiu um patamar de desenvolvimento muito bom, mas podemos ir mais longe”. 

O Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos acontece de 28 a 30 de maio no Centro de Eventos da Fiesc em Florianópolis. Este ano, o evento tem como tema a segurança alimentar e a responsabilidade profissional e pretende reunir 350 participantes, entre profissionais da área e estudantes de agronomia. 

No dia de encerramento do Congresso, sexta-feira, 30, às 12h, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, fará uma palestra sobre produção e demanda brasileira e mundial de alimentos seguros no século 21.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca