Aumentar a presença da Embrapa na cadeia produtiva do feijão e aperfeiçoar os canais de distribuição do arroz BRS são algumas das iniciativas a serem adotadas para melhorar o posicionamento de cultivares da Empresa no mercado.
As questões foram discutidas no início do mês de maio, em Goiânia/GO, durante workshop promovido pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília-DF), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia/GO). As unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, integram o Comitê de Governança dos Programas Integrativos de Trabalho (CGPIT), criado pelo gerente geral da unidade de serviço, Frederico Ozanan Machado Duraes, como mecanismo de definição de estratégias para os produtos e o planejamento de ações conjuntas.
O evento que mobilizou a Embrapa Produtos e Mercado em nível nacional, contou com a participação de 40 pessoas entre técnicos e pesquisadores provenientes do Rio Grande do Sul ao Maranhão. O grupo analisou tendências e cenários para os produtos e alinhou planos de ação às metas a serem alcançadas. Foram analisadas estratégias de marketing para as etapas de lançamento, crescimento, manutenção e descontinuação de produtos no mercado.
A segmentação de ações para a cultura do feijão foi feita por tipo de grão – preto, carioca e especial, sendo que as estratégias de incremento abrangerão produtores com diferentes níveis de tecnificação, segundo ressalta o gerente local da Embrapa Produtos e Mercado em Goiânia/GO, Alessandro Cruvinel. Para isso, o foco das iniciativas será tanto na ampliação do relacionamento com cooperativas e parceiros externos da pesquisa e desenvolvimento, como igualmente junto a tomadores de decisão de órgãos públicos, como as secretarias de agricultura – com os quais já são desenvolvidas parcerias no atendimento de demandas de agricultores de perfil familiar, explica Cruvinel.
Ainda para a cultura do feijão, os trabalhos realizados durante o workshop indicaram a gestão do portfólio como importante instrumento para o posicionamento de materiais desenvolvidos pela pesquisa a partir de ações específicas de promoção, quando identificada a pertinência. Os feijões especiais vão merecer atenção especial, pois são alternativa ao tipo carioca, preferido dos brasileiros, mas pouco demandados por outros países.
No Brasil, segundo Cruvinel, quase toda da produção de feijão é destinada ao consumo interno e os de tipo especial podem oferecer aos produtores a oportunidade de expansão do mercado para o exterior. É o caso da cultivar BRSMG Realce, cuja promoção vai ser privilegiada por ajustar-se à estratégia. O feijão do tipo rajado oferece vantagem adicional pois está no começo da curva de crescimento, em termos de ciclo de vida.
Arroz
Fonte: Embrapa Produtos e Mercado