O BRS Rubi promete produzir mais de 50 toneladas por hectare, três vezes a média nacional. Mais resistente a doenças, o fruto resiste ainda mais no transporte e na prateleira.
Após 16 anos de pesquisa, a Embrapa acaba de lançar uma variedade de maracujá – o BRS Rubi do Cerrado. Obtido a partir de melhoramento populacional por seleção recorrente e obtenção e avaliação de híbridos inter e intraespecíficos, o fruto, cultivado na região do Distrito Federal e do Mato Grosso, pode atingir produtividade superior a 50 toneladas por hectare, de acordo com a empresa de pesquisa. Isso equivale a três vezes a produtividade média nacional hoje.
Além de produzir mais, o novo maracujá também é mais resistente a doenças como virose, bacteriose, antracnose e verrugose. Possui, ainda, maior resistência ao transporte, coloração de polpa amarelo forte, com maior quantidade de vitamina C, maior tempo de prateleira e bom rendimento de polpa.
Os frutos obtidos por meio dessa pesquisa de melhoramento genético possuem predominantemente casca vermelha ou arroxeada e, em menor quantidade, amarela, são arredondados e possuem mais polpa.
Para outras informações, acesse http://bit.ly/1kNxUzl
*Com informações da Embrapa Cerrados
Fonte: Portal Sou Agro