Foto: ADR de Lages

No dia 21 de março de 2014, juntamente com a reunião técnica da equipe de Sanidade Animal da ADR de Lages, foi realizado o treinamento dos médicos veterinários para o Atendimento de Notificação de Mortalidade de Aves, ministrado pelas Médicas Veterinárias Luísa Richter e Cristina Perito Cardoso.

O encontro foi com ênfase em sinais e lesões de Influenza Aviária, Doença de Newcastle e Salmoneloses; documentação a ser preenchida em casos prováveis ou não de doenças de notificação; material a ser coletado, meio, acondicionamento e envio de amostras; laboratórios oficiais e importância do uso de EPIs, abordados principalmente na parte teórica.

No treinamento prático, primeiramente foi feita uma demonstração dos procedimentos a serem feitos, e, posteriormente, cada veterinário teve a oportunidade de fazer a colheita de sangue, suabes de traquéia e cloaca e a necropsia de uma ave. Neste momento, reforçaram-se os principais órgãos a serem avaliados, na busca de lesões compatíveis ás respectivas doenças de notificação abordada.

Este trabalho foi realizado no intuito de padronizar os conhecimentos entre os veterinários de campo, quanto aos procedimentos e forma de atendimento às notificações de mortalidade de aves, visto a grande importância da vigilância sanitária, de forma especial, nas propriedades de subsistência.

Fonte: Luísa Richter e Cristina Perito Cardoso/ADR de Lages