Foto: Vinícius Morales Porto

A soja brasileira não foi a única afetada pelos problemas climáticos que afetaram as lavouras na virada do ano e de janeiro para fevereiro. Os campos da Argentina, Paraguai e Uruguai também sofreram com a irregularidade das chuvas e o calor. A produção total nos três países, contudo, deve ficar acima da safra anterior. Entre e soja e milho, os vizinhos estão colhendo 92,4 milhões de toneladas na temporada 2013/14. Um ano atrás, foram 88,8 milhões.

O principal fator que garantiu elevação dos números foi a ampliação da área cultivada. O terreno ocupado pela oleaginosa cresceu 6,35%, para 25,10 milhões de hectares, e compensou a queda de 0,7% registrada no plantio do cereal, para 4,17 milhões de hectares, apontam dados da Expedição Safra, que já visitou os três países em 2014.

Argentina, Paraguai e Uruguai são os maiores produtores sul-americanos de soja depois do Brasil. Todos foram prejudicados pelo clima, em maior ou menor escala, da mesma forma que em vários estados brasileiros.

Safrinha paraguaia 

Neste momento, a novidade na região é a safrinha paraguaia de soja, que dobrou e alcança 550 mil hectares. Com isso, mesmo com perdas climáticas na safra principal, a produção da oleaginosa do país deve sustentar recorde de 9,3 milhões de toneladas – quase um milhão de toneladas acima da colheita anterior.

Os produtores argentinos, que nas últimas semanas passaram a ter problemas com o excesso de chuvas atrapalhando a colheita, ampliaram o plantio de milho verão em 2% e a área de soja em 5,2%. Com isso, a safra tende a se manter em 23 milhões e 53,8 milhões de toneladas, respectivamente.

A oleaginosa também cresce em importância no Uruguai. Visitado pela Expedição em fevereiro, o país aumentou a área destinada à soja e conseguiu aumentar a eficiência das lavouras na última safra. A produção total de oleaginosa uruguaia passou de 3 milhões de toneladas em 2012/13 para 3,3 neste ano.

Sobre a Expedição Safra  

Desenvolvida pelo Agronegócio Gazeta do Povo , do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a Expedição Safra está na estrada desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte.

A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. Na temporada 2013/14, desembarcam na África. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br

Fonte:  Assessoria de Imprensa Expedição Safra