Na foto: Álvaro Dourado, gerente regional da CIDASC

Na semana passada, foi realizado o lançamento da Guia de Trânsito Animal via internet (e-GTA) para equídeos, que tem como objetivo facilitar a emissão desse documento, agilizando o processo através do uso da rede mundial de computadores. Apesar dessa facilitação, é importante que os proprietários de animais estejam atentos a alguns cuidados para evitar problemas.

De acordo com o gerente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Caçador, Álvaro Dourado, o sistema está em fase final de configuração. “Dessa forma, o produtor poderá se habilitar, mas o sistema só irá abrir permissão para a e-GTA de equídeos dentro de 10 ou 15 dias”, salienta.

Outro ponto importante é que o produtor somente poderá emitir e-GTA do(s) rebanho(s) onde seu CPF esteja cadastrado como responsável. “Além da habilitação, o produtor deverá providenciar a resenha de todos os equídeos existentes no rebanho de seu interesse. Sem esta condição o sistema não permitirá a emissão.

Ele destaca que apenas os animais que serão movimentados terão necessidade do cadastro de exame de Anemia Infecciosa Equina no sistema. “No caso de movimentação para evento será ainda necessário cadastrar a vacina ou o atestado para Influenza Equina. Ambos, exame de AIE, vacina ou atestado para Influenza poderão ser inseridos no sistema pelo médico veterinário autônomo. O produtor irá autorizá-lo pelo sistema, visto que há uma tela específica para isso, explica.

Fonte: Jornal Folha da Cidade