Imagem Ilustrativa

As empresas brasileiras que participaram da Foodex Japan, de 4 a 7 de março, em Tóquio, consideram que o evento vai alavancar suas vendas àquele mercado, após a abertura do Japão à carne suína de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2013.

Participaram da Foodex Japan as empresas Seara, BRF, Aurora, Sul Valle Alimentos, Pamplona e Pif Paf. “Agora elas vão transformar o conhecimento adquirido em crescimento gradativo das vendas ao mercado japonês”, diz Rui Eduardo Saldanha Vargas, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). Ele fez uma apresentação do produto brasileiro no dia 5 de março para 70 participantes de diferentes níveis da cadeia de alimentos no Japão – importadores, distribuidores, supermercadistas e donos de restaurantes.

O Japão é o maior importador mundial de carne suína. Em 2013, importou 1,2 milhão de toneladas, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.

De acordo com Rui Vargas, a participação do setor na Foodex Japan deu maior visibilidade para a carne suína brasileira de Santa Catarina e esclareceu “dúvidas do consumidor japonês em relação à segurança e à qualidade do produto”.

A estratégia usada na feira foi a apresentação de um seminário em que se mostrou o diferencial do produto de Santa Catarina. Falou também, na ocasião, um consultor do país, que elencou os aspectos sanitários e de qualidade da carne suína catarinense, importantes para o consumidor japonês.

A imprensa japonesa cobriu o seminário sobre a carne suína brasileira. Quarenta jornalistas participaram da entrevista coletiva.

Fonte:  Abipecs