Foto: Robson Ramos

A Sul Valle Alimentos de São Miguel do Oeste é a quarta empresa catarinense a exportar carne suína para o Japão. Nesta segunda-feira, 03, foi enviada a primeira carga de 24 toneladas com cortes especiais, abrindo o mercado japonês para a empresa. O contêiner segue até Itajaí e de lá embarca na sexta-feira, 07, para a Ásia, demorando cerca de 40 dias no mar até chegar ao seu destino final no Japão.

A saída da primeira carga foi comemorada pelo presidente do Conselho de Administração da Sul Valle Alimentos, Ruben Grasel. “A abertura do mercado japonês representa hoje um incremento à viabilidade no negócio Sul Valle, que em Abril deste ano comemora seu quinto ano. Muitas empresas estão em busca desse mercado há anos”, declara. Ele ressalta que com o mercado japonês, outros serão abertos com maior facilidade. “O Japão é conhecido por sua exigência e nós agora temos reconhecida a excelência de nossa produção”, constata.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Airton Spies, participou do ato solene que marcou a saída da primeira carga de carne suína para o Japão. “O mercado japonês só foi conquistado após muito trabalho e empenho do Governo do Estado e também das iniciativas privadas e Cooperativas”, observa.

Movimento econômico 

A exportação para o Japão representa um grande movimento econômico para a região. O número de contratações da empresa já refletem positivamente. De 190 funcionários, a Sul Valle passou a operar com mais de 250 colaboradores. O abate diário também deve crescer. De 600 a 650 suínos abatidos por dia, o frigorífico deve passar para 800 a 850 ainda em 2014.

Foram cerca de 60 dias de trabalho na Sul Valle para elaborar essa primeira carga, que é composta por 3 cortes de lombo, 2 de barriga, filé, 2 cortes de sobrepaleta e fêmur. As embalagens também são diferenciadas, atendendo o comprador que é um distribuidor para redes de restaurantes e fast food no Japão. Outras duas cargas já estão programadas para Março e Abril deste ano com duas empresas diferentes da Ásia.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste