Os principais nomes da pesquisa brasileira e internacional na área de aves, suínos, biomassa e bioenergia e reciclagem animal estarão presentes na AveSui em 2014 que acontecerá de 13 a 15 de maio próximo, no Centro-sul em Florianópolis. O evento sempre foi marcado pela pluralidade de suas atividades. Agrega uma importante feira de negócios, responsável por movimentar montantes que giram em torno de R$ 400 milhões a cada edição.
Enquanto o movimento dos corredores propicia contatos, fechamento de acordos e vendas, as salas do Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos estão lotadas de profissionais técnicos em discussões de relevância para o avanço de ambos os setores produtivos. Além disto, a AveSui passou a agregar painéis específicos para a área de biomassa e bioenergia e para o segmento de reciclagem animal. “A presença de representantes dos mais diversos elos de todas estas cadeias produtivas cria um ambiente propício para a difusão de tecnologias e conhecimentos que gerem ganhos em produtividade, além de debater soluções frente às eventuais dificuldades técnicas que possam estar surgindo no campo”, enfatiza Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, empresa organizadora da AveSui.
O evento também enfatiza os aspectos mercadológicos e econômicos do agronegócio, retratando cenários específicos para as produções avícolas e suinícolas. Este é o foco do primeiro dia de atividades da AveSui, que é aberto com o Painel Conjuntural de Mercado de Aves e Suínos. Economistas, analistas de mercado e dirigentes de entidades de classe debatem a situação econômico-financeira de ambas as atividades frente às conjunturas do mercado nacional e internacional, apontando perspectivas futuras. Neste ano, os aspectos econômicos do agronegócio contarão ainda com atividades paralelas, como uma palestra direcionada à obtenção de crédito rural, além de um curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre gestão financeira e de pessoas.