O Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas terá uma grande inovação a partir de 2014. Trata-se do Encadeamento Produtivo – projeto que visa à capacitação das empresas fornecedoras de suínos, aves e leite e, que vai contemplar num primeiro momento o segmento de avicultura.
A ação, segundo o coordenador de agronegócio do Sebrae/SC, Fabio Zanuzzi, pretende combater a condenação de carcaças e evitar demais problemas que impactam a qualidade do produto final na indústria. Desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a Coopercentral Aurora Alimentos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e cooperativas agropecuárias CooperAlfa, Cooperitaipu, CooperAuriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio, Coopervil e Siccob, o Projeto de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas é considerado o maior programa de formação profissional-empresarial do setor primário da economia sul brasileira.
Em 16 anos, foi responsável por formar mais de 40.000 empresários rurais no grande oeste de Santa Catarina e em alguns municípios do Rio Grande do Sul. O programa contempla vários subprogramas, com destaque para o De Olho na Qualidade, Qualidade Total Rural e o Time de Excelência. O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realça que o foco é gerar condições dos empreendimentos rurais serem capazes de atender demandas do mercado por meio do gerenciamento da propriedade, utilizando ferramentas universais de análise e solução de problemas. “A iniciativa também permite apoiar as famílias cooperativistas na elevação do grau de competitividade do negócio rural”.
Fonte: MB Comunicação