Atualmente, a Coopercentral Aurora opera seis unidades avícolas e abate 700 mil aves por dia. Foto: ASCOM/CIDASC

A Coopercentral Aurora Alimentos anunciou nesta quarta-feira, dia 18, que fará investimentos da ordem de 22 milhões de reais para ampliar o volume de abate e o processamento de aves na unidade industrial – pertencente à Massa Falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos e localizada em Xaxim – arrendada desde dezembro de 2012.

O processo industrial foi retomado em abril com o abate de 60.000 frangos por dia, cresceu, em julho, para 90.000 e, em dezembro, atingiu 140.000 cabeças por dia.

De acordo com o presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster, os investimentos em uma nova linha de evisceradores permitirão ampliar o abate para 240.000 aves por dia em junho de 2014.

A realização desses investimentos foi autorizada pelo Juiz da Vara de Falências e pelo síndico da massa falida e será descontado do valor que a Aurora paga mensalmente à título de arrendamento. Os equipamentos já foram adquiridos e chegam ao Brasil no próximo semestre.

A Cooperativa Central habilitou a maior parte da base produtiva de campo que fornecia matéria-prima para a ex-arrendatária da planta de Xaxim e era formada por 600 avicultores com, aproximadamente, 800 aviários. A maioria desses criadores está, agora, integrada na Aurora e produzindo dentro de padrões internacionais de qualidade e sanidade.

O diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan informa que o processo de organização da produção a campo está concluído para que o abate e o processamento sejam ampliados paulatinamente e atinjam a capacidade plena instalada de 5 milhões de frangos por mês em 2014. O mix de produtos é formado, inicialmente, por cortes e salgados de frango.

De outro lado, o processo administrativo de recrutamento e seleção permitiu à Coopercentral admitir 1.700 pessoas para recolocar a indústria em funcionamento. Em junho de 2014, com a entrada em funcionamento da nova linha de evisceradores e o aumento da produção, o quadro funcional total da unidade estará em 2.200 trabalhadores.

Atualmente, em plantas próprias ou alugadas, a Coopercentral Aurora opera seis unidades avícolas e abate 700 mil aves por dia, o que significa 15 milhões de aves por mês.

Fonte: Portal Economia SC