Os agricultores de Garuva, no Norte do Estado, serão beneficiados, neste sábado (7), com a entrega de cinco equipamentos agrícolas e dois veículos cedidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para a prefeitura do município. Os implementos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), representando um investimento de mais de R$226,2 mil. A entrega acontecerá às 11h, em frente à prefeitura de Garuva, e contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues e lideranças políticas e empresariais da região.
A Secretaria da Agricultura e da Pesca irá ceder, por meio de termo de cessão de uso, dois veículos usados, uma retroescavadeira, uma grade niveladora, uma carreta agrícola com capacidade para 4 toneladas, um distribuidor de calcário e uma plantadeira. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, lembra que em 2013, visando melhorar as condições de trabalho e fomentar a agricultura no estado, a Secretaria da Agricultura e da Pesca adquiriu 484 equipamentos agrícolas num investimento de R$ 8.714.690,00. Os implementos foram comprados com recursos FDR ou da própria Secretaria e cedidos, via termo de cessão de uso, para prefeituras e entidades ligadas à agricultura e pesca nos municípios.
Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a entrega das retroescavadeira integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo do Estado para auxiliar os municípios catarinenses na melhoria da sua agricultura e combater os efeitos da estiagem. Rodrigues explica que o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR) é um instrumento de política agrícola estadual que visa prestar atendimento à agricultura através de ações e programas que possam beneficiar as famílias rurais catarinenses. ?Essa é uma forma eficiente de ajudar os agricultores familiares de Santa Catarina, fornecendo melhores condições para desenvolverem suas atividades e gerarem renda de forma sustentável?, ressalta.
A Secretaria adquiriu em 2013: 19 retroescavadeira, 30 grades aradoras com 16 discos, 10 plainas agrícolas, 25 carretas agrícolas com capacidade de 6 toneladas, 35 carretas agrícolas com capacidade de 4 toneladas, 46 distribuidores de adubo líquido, 4 distribuidores de adubo semi-profissional, 30 roçadeiras para acoplar ao trator, 50 conjuntos de inseminação artificial, 30 plantadeiras de arrasto de 4 linhas, 20 plantadeiras de arrasto de 5 linhas, 60 colhedoras de forragem, 25 balanças bovinas, 20 grades niveladoras para trator, 40 arados subsoladores de 5 hastes, 3 sondas descartáveis, 23 tratores, 20 grades aradoras, 10 guinchos 3CV e 3 guinchos 5CV.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca