Foto: ASCOM/CIDASC

Com o objetivo de conhecer as tecnologias utilizadas na agropecuária da Nova Zelândia e Austrália, entre os dias 8 e 22 deste mês, o secretário-adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, coordenará a missão técnica internacional organizada pela Secretaria. A comitiva conta com representantes da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Distrito Federal e de Santa Catarina (Sebrae), da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e do setor privado.

Na Nova Zelândia, a missão visitará o setor agropecuário com foco na pecuária de leite, de corte, ovinocultura, melhoramento genético e produção de pastagens. Também serão conhecidas as produções de hortaliças, vitivinicultura e grãos. A passagem pelo país será complementada com a visita a uma grande exposição-feira agropecuária com modernos equipamentos de agricultura de produção; além de universidades e instituições de pesquisa agropecuária. Os integrantes da comitiva terão ainda uma reunião na Embaixada do Brasil na Nova Zelândia e com executivos do Ministério das Indústrias Primárias.

De acordo com Spies, a Nova Zelândia é o maior exportador mundial de produtos lácteos por ser capaz de produzir produtos de alta qualidade a custos competitivos. O país é destaque ainda no melhoramento genético animal, por isso a comitiva visitará o Instituto que lidera tais estudos.

Na Austrália, a missão visitará sistemas de produção que utilizam a irrigação com eficientes sistemas de captação, armazenagem e uso da água na agricultura. O secretário adjunto explica que os catarinenses também conhecerão o sistema de identificação e rastreamento de animais, que tem amplas possibilidades de implantação em Santa Catarina. “Um dos destaques da Austrália será a pecuária de corte e a ovinocultura”, complementa Spies. Haverá ainda uma reunião sobre a gestão de suínos e o manejo dos resíduos da atividade no meio ambiente.

Airton Spies é engenheiro agrônomo e viveu seis anos naqueles países durante seus cursos de mestrado e doutorado. “Embora o modelo de produção não possa ser integralmente transferido em função das diferenças de clima, existem diversas lições e fundamentos de produção que podem ser aplicados em Santa Catarina e que trarão grandes melhorias na produtividade, qualidade e competitividade do agronegócio catarinense”, conclui.

Os deputados federais que farão parte da missão são: Celso Maldaner, Fernando Lucio Giacobo, Onyx Lorenzoni, Domingos Sávio Campos Resende, Alceu Moreira Silva, Nilson Aparecido Leitão, João Carlos Barcelar. O deputado estadual Reno Caramori também integrará a comitiva.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca