Foto: ASCOM/CIDASC

O governador Raimundo Colombo participou na manhã desta quinta-feira, dia 31, em Brasília, de reunião com o ministro interino da Secretaria Especial dos Portos, Antonio Henrique Pinheiro Silveira, para tratar da gestão e de investimentos nos portos de São Francisco do Sul e de Imbituba, que hoje são administrados pelo governo do Estado. “O desenvolvimento do setor portuário é uma questão estratégica. Dinamizando os portos catarinenses e aumentando ainda mais a movimentação, vamos fortalecer a economia e a competitividade do Estado”, afirmou Colombo.

O futuro da gestão dos dois portos foi um dos pontos discutidos. Hoje, os dois estão sob responsabilidade do governo do Estado, mas o convênio do Porto de São Francisco, no Norte de Santa Catarina, vence no final deste ano e o de Imbituba, no Sul, no final de 2014. O governo federal já decidiu pela delegação permanente ao Estado do Porto de São Francisco do Sul. Mas ainda está realizando estudos para determinar o destino do Porto de Imbituba, que pode ser licitado para a iniciativa privada.

O presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa, lembrou que o governo do Estado assumiu o Porto de Imbituba no final de dezembro de 2012 e que a estrutura deve fechar 2013 com uma movimentação de 2,6 milhões de toneladas, um aumento de cerca de 30% em relação ao ano anterior. O ministro Antonio Silveira elogiou o desempenho e disse que o governo federal tem total interesse em antecipar os passos para uma solução de longo prazo. “Vamos acelerar as conversas para chegar a um modelo que seja satisfatório e garanta condições para o porto seguir com esse bom desenvolvimento”, destacou o ministro.

O encontro também contou com a presença do presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa; do secretário executivo de Articulação Nacional, João Matos; do procurador do Estado Gerson Schwerdt; e do presidente do Porto de São Francisco, Paulo Corsi.

Fonte: Portal Economia SC