Foto: ASCOM/CIDASC

O porto de São Francisco do Sul, o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada, amplia investimentos e passa por um processo de modernização para melhorar as condições operacionais. Além da inauguração de um berço que vai ampliar a capacidade de embarque e desembarque de mercadorias, busca o aperfeiçoamento para facilitar as manobras dos navios acima de 300 metros de comprimento, atento às tendências mundiais do mercado.

O presidente Paulo Corsi esteve recentemente em Baltimore, nos Estados Unidos, para acompanhar uma simulação de manobras. Ele viajou com uma comitiva do porto de Itapoá. Em tempo real, foi possível monitorar o comportamento de um navio, como se ele estivesse no complexo portuário da Baía da Babitonga, diante de agentes externos, como vento e ondulação. “Além desses investimentos, já concluímos o aprofundamento do calado e as melhorias no pátio. A próxima etapa é a conclusão de um novo sistema de informática”, explica Corsi.

O porto de São Francisco do Sul também comemora o crescimento de 17% na movimentação de carga em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 655.982 toneladas exportadas, principalmente de refrigeradores, milho e soja em grãos. No acumulado do ano, o crescimento é de 24%.

1º no ranking

Em uma pesquisa de opinião que avaliou 12 terminais, o porto de São Francisco do Sul ficou em primeiro lugar no ranking. O Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) ouviu operadores logísticos de 157 empresas brasileiras. Os profissionais que contratam serviços de movimentação de carga analisaram o calado, o acesso e os modais de transporte. Além de ser um porto de múltiplo uso, o de São Francisco do Sul é o único catarinense ligado ao transporte ferroviário.

Fonte: Portal Economia SC