Produtores rurais também receberam informações do programa de habitação rural

Foto: Agência Alesc

O Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, Federa­ção da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram uma palestra para os agricultores canoinhenses na segunda-feira, 14.

O presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, ministrou a palestra sobre o agronegócio, explicando os preços do merca­do agrícola, e o Código Florestal.

Para o presidente do Sin­dicato, Edmilson Luiz Verka, é importante os produtores conhecerem o Código Florestal e o Código Ambiental de Santa Catarina, que serve de exemplo para outros Estados. “Nosso produtor já preserva. Isso está na lei: 20% da propriedade preservada”, comenta. Uma das necessidades de maior conhecimento é a desburocratização das questões ambientais, principalmente para pequenas propriedades.

HABITAÇÃO

Representantes da Caixa Econômica Federal apresentaram programas de habitação rural e firmaram convênio com a Faesc, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Ca­noinhas.

Segundo Verka, o Sindicato já possui mais de 60 inscrições para as casas desse programa. “Ainda não é possível prever quando essas habitações ficarão prontas. Acredito que as primeiras liberações vão acon­tecer em até 60 dias”, diz.

VOTAÇÃO

A segunda-feira também foi de votação para os associados do Sindicato. Dos 421 sócios ap­tos a votar, 270 compareceram à urna. Com apenas um voto em branco, a chapa única foi aprovada e Verka se mantém na presidência por mais quatro anos, que é o tempo estabeleci­do para os cargos.

Na diretoria, portanto, Verka continua como presidente e Leônidas Pacheco de Miranda Lima como vice-presidente. Alois Silvio Schiessl e Ademir Antonio Casaril são os secre­tários e Alcir Cavalheiro e Ni­valdo Crestani os tesoureiros. Como suplentes ficaram Edgard Prust, Eliseo Leandro e Nelson Antonovicz. No conselho fiscal, efetivos, Osmair Schermack, Boleslau Wardenski e David Kichileski, e suplentes, Eduar­do Marcos Sorg, Lúcio Figura e Tertuliano Ferreira. Ainda como delegados efetivos estão Pedro Amarildo Bastos e Itamar Emi­dio Zakaluzne e como suplentes Julio dos Santos e Wilmar de Assis Dranka.

Fonte: Correio do Norte Online