Imagem Ilustrativa

Durante a visita do Governador do Estado, Raimundo Colombo, a região do Alto Uruguai Catarinense nesta quinta-feira,  o presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) Wolmir de Souza, assinou convênio de repasse de R$ 30 mil, por parte do Governo do Estado. O valor, juntamente com um veículo já assegurado pela Secretaria da Agricultura para o INCS, será utilizado para que seja contratado um profissional qualificado e dar início ao trabalho de preparação das plantas frigorificas para estarem aptas a receber a auditoria e serem aprovadas pela CIDASC, empresa que recebe as orientações do Ministério  da Agricultura. Com a aprovação e todas as normas estabelecidas dentro das exigências de boas práticas de fabricação, os pequenos e médios frigoríficos poderão comercializar os produtos em outros estados, já que Santa Catarina já aderiu ao Sisbi/Suasa.

Segundo Wolmir de Souza, é objetivo do INCS, já no primeiro semestre de 2014, que pelos menos seis plantas já estejam aptas a receber a autorização para comercialização. “Este valor repassado pelo Governo do Estado, é para darmos o primeiro passo neste trabalho, depois, com novos parceiros, o projeto deverá ser auto sustentável”, esclarece. O líder ressalta o trabalho incansável do Deputado Estadual, Moacir Sopelsa para que tanto os recursos quanto o veículo fossem viabilizados, sendo sempre sensível aos objetivos do INCS, buscando beneficiar e melhor remunerar o suinocultor.

Ainda ao encontro dos objetivos do INCS, o deputado Sopelsa está discutindo outros projetos como a diferenciação do valor das taxas ambientais dos frigoríficos dependendo do volume de abate e o projeto tributário que busca reduzir a carga tributária de alguns embutidos incluindo  os produtos na cesta básica.

Fonte: INCS