Imagem Ilustrativa

A Secretaria da Agricultura e da Pesca vai reativar, nesta quinta-feira, 10, na 19ª Efapi, em Chapecó, a Câmara Setorial da Erva-Mate. A Câmara tem como meta reforçar a cadeia produtiva de erva-mate em Santa Catarina. Atualmente, o Estado é o segundo maior produtor brasileiro, com 104 mil toneladas por ano, ficando atrás do Paraná, que produz 152 mil toneladas/ano.

Ao todo são 19 mil produtores catarinenses em 140 cidades, onde há 85 indústrias que geram 176 mil empregos diretos. Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, com a reativação deste fórum, os trabalhos se tornam mais eficientes. “É nossa responsabilidade fazer com que essa produção crie desenvolvimento para estes municípios produtores e assim para todo o Estado”, destaca. O secretário lembra que a erva-mate é um produto natural de grande potencialidade e que faz bem à saúde. Por isso é necessário o estabelecimento de uma política de médio e longo prazo para que o produto seja mais bem explorado.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca