Foto: ASCOM/CIDASC

A 1ª Jornada de Fruticultura do Oeste Catarinense será realizada nesta terça-feira, 8, durante a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2013). O evento será realizado no pavilhão da Associação de Criadores de Suínos, no parque de exposições Tancredo de Almeida Neves. Participarão lideranças, fruticultores, técnicos e secretários de agricultura dos municípios da região. O objetivo é elencar soluções para os principais problemas da atividade, buscando o desenvolvimento do setor frutícola e o incremento das áreas de plantios.

A promoção é da Associação dos Produtores de Frutas, Uva e Vinho de Quilombo, Lajeado Grande, Xanxerê e Chapecó, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Epagri/Seagro, Sebrae, Acacitros, CREA, AEAGRO, Cidasc, Unoesc, UFFS, Unochapecó, CEPA e Embrapa.

De acordo com o engenheiro agrônomo e responsável pela área de fruticultura da região pela Epagri Chapecó, Gilberto Emilio Barella, no grande oeste catarinense mais de 100 municípios se envolvem na atividade com as culturas de clima temperado como a uva, pêssego, laranja, figo e subprodutos. “Há um elevado potencial nos microclimas tropicais existentes, em função das barragens construídas na região, onde estão implantando novos pomares de banana, maracujá, abacaxi e goiaba. Este é um negócio favorável, uma vez que 90% das frutas consumidas na região são provenientes de outros estados”, disse.

Levantamentos das secretarias de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Xanxerê, Quilombo e São Miguel do Oeste sobre a importação de frutas pela região revelam que ocorre uma evasão de recursos na ordem de R$ 16,5 milhões por ano. “A intenção é melhorar a eficiência técnica e econômica dos produtores, bem como ajudar a incrementar os setores secundários e terciários, sendo uma ação legítima e conjunta entre os setores público e privado, que incentivarão e potencializarão a ampliação de renda e a melhoria da qualidade de vida para as famílias rurais”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pesca e presidente da Efapi 2013, João Rodrigues.

O peso da fruticultura na economia de 38 municípios do Oeste catarinense reflete na importação de 90% das frutas consumidas. Mais de um milhão de habitantes na região demandam por frutas, o que requer R$ 16,3 milhões de  importação. Atualmente são cultivados 630 hectares com pomares comerciais e gerados mais de 1.850 empregos diretos e 4.800 indiretos.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó