Foto: Governo de SC

O governador Raimundo Colombo iniciou no final de setembro um roteiro de palestras para a prestação de contas das ações do Governo do Estado em todas as regiões catarinenses. Os eventos são abertos para a comunidade e a proposta é detalhar as obras realizadas desde janeiro de 2011 e em andamento ou previstas pelo programa Pacto por Santa Catarina. A soma dos recursos do Pacto para ações em todo o Estado é de R$ 9,4 bilhões, resultando no maior pacote de investimentos da história catarinense.

“A prestação de contas é uma obrigação nossa e é isso que o governador Colombo fará durante estas visitas em todas as regiões do Estado, reforçando a total transparência na aplicação destes recursos que estão transformando Santa Catarina”, afirma o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff, um dos organizadores da iniciativa.

Até o final do ano, serão promovidas 36 palestras. Na primeira semana foram feitos os oito primeiros encontros em cidades do Oeste Catarinense, começando por Chapecó no dia 18/09. Cada encontro está previsto para durar uma hora e meia, contando com apresentações do governador, do prefeito da cidade sede do evento e do secretário de Desenvolvimento Regional.

O Pacto por SC

Lançado em julho de 2012, o Pacto por SC tem como objetivo promover ações nas áreas social e econômica para resolver gargalos que dificultam o dia a dia das pessoas. Destacam-se a reforma e construção de escolas, hospitais e policlínicas em todas as regiões de Santa Catarina, revitalização de 1,2 mil quilômetros de rodovias, planos de combate à seca, prevenção de enchentes e a retomada de competitividade do setor portuário.

O Pacto por SC reúne recursos do Tesouro Estadual, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Brasil, Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Corporação Andina de Fomento (CAF) e de convênios federais.

Imprensa

Em cada encontro, é promovida uma entrevista coletiva do governador Raimundo Colombo para a imprensa local. Nos encontros que ocorrem durante o dia, a coletiva é realizada depois das palestras. Nos eventos à noite, a coletiva se dá antes dos discursos. As apresentações também contam com cobertura em tempo real pelo Twitter da Secom: @secom_sc

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação