Imagem ilustrativa

A importância da bacia leiteira no Alto Uruguai Catarinense e o desafio sanitário e o monitoramento reprodutivo de propriedades leiteiras são alguns dos temas das cerca de 20 palestras da 22ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, que começa nesta segunda-feira, 7, em Lages, e está sendo organizada pelo Centro Estudantil IX de Setembro, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Todas as conferências e os três minicursos, que integram a programação da semana, serão realizadas até a próxima sexta-feira, 11, no Anfiteatro Caverna. O presidente do centro estudantil, Thomas Sousa, calcula a participação de 120 pessoas, entre alunos e professores.

As palestras abordarão ainda temas como transferência de embriões em equinos, ecocardiografia equina, terapia intensiva em animais, podologia bovina, o papel do médico veterinário na suinocultura e pesquisas desenvolvidas em sanidade dos suínos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ética profissional e inspeção de produtos de origem animal.

Serpentes, elaboração de dardos e prática de tiros com zarabatana e ecocardiograma equina são os temas dos minicursos, que serão realizados na segunda e quinta-feira.

Fonte: Valmor Pizzetti – Assessoria de Comunicação da Udesc