Aconteceu no período de 1º a 4 de outubro, a IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento discutiu a defesa agropecuária como elemento fundamental para a sustentabilidade da agropecuária na região e no Brasil cujos eixos temáticos foram debatidos através de painéis, mesas redondas, palestras e sessões de pôsteres.
Pela primeira vez ocorrendo na região Norte, a conferência traz como tema a defesa agropecuária e a sustentabilidade, despontando como um divisor de águas no setor produtivo, em um momento que marca a posição nacional do setor agropecuário pautando temas da Amazônia e suas especificidades. Cerca de 1200 pessoas estiveram presentes entre representantes do setor produtivo, pesquisadores, estudantes universitários, profissionais e técnicos do segmento. Entre eles, membros da CIDASC que compuseram os eixos temáticos de Defesa Agropecuária focada na Sustentabilidade, em Cadeias de Produção Animal e Produção Vegetal.
Confira:
Eixo Temático 1 – Defesa Agropecuária e Sustentabilidade
[Mesa-redonda] Agroecologia e Produção Orgânica
Matheus Mazon Fraga (CIDASC) com o tema: Verificação da qualidade de produtos orgânicos
Eixo Temático 4 – Defesa Agropecuária em Cadeias de Produção Animal
[Palestra] Sistema catarinense de produção segregada de suínos livres de ractopamina para exportação de carne à China e União Aduaneira. Palestrante: Jader Nones (CIDASC)
[Mesa Redonda] Discutindo a defesa agropecuária para os animais aquáticos e seus produtos.
Pedro M. Sesterhenn (CIDASC) com o tema: Controle higiênico-sanitário de moluscos bivalves e criação de um sistema de alerta sanitário em Santa Catarina
[Mesa-redonda] Sanidade Avícola
Priscila Belleza Maciel (CIDASC) com o tema: Atendimentos à notificação de mortalidade de aves em Santa Catarina no primeiro semestre de 2013
Eixo Temático 5 – Defesa Agropecuária em Cadeias de Produção Vegetal
[Mesa-redonda] Sistemas de alerta na Defesa Vegetal: Estações de Pré-aviso
Osmar Volpato (CIDASC) com o tema: Sistema de estações de pré-aviso bioclimático – Banana/ SC
Participam ainda, superintendentes federais de agricultura, universidades, representantes das 27 agencias de defesa agropecuária do Brasil, do Encontro sobre Fiscalização e Seminário de Agrotóxicos ( Enfisa) e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, que foi um dos realizadores do evento. Além de representantes das federações de agriculturas do Brasil e a Confederação Nacional de Agricultura.
O debate à defesa agropecuária de forma integrada é de suma importância para a saúde humana e, principalmente uma oportunidade de negócio para além das fronteiras paraenses e brasileiras. A defesa precisa cada vez mais agir como sistema integrado com a participação de todos os órgãos e municípios, uma rede capaz de garantir não só a qualidade dos produtos que vão para mesa dos brasileiros, como permitir que esses produtos possam entrar em qualquer prateleira no mundo.
A IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, encerra seus trabalhos nesta sexta-feira, dia 04 de outubro. Em 2014, a cidade de Florianópolis – Santa Catarina foi selecionada para receber a quinta edição do evento.
Fonte: Ascom/Cidasc com informações do Portal da IV Conferência da Defesa Agropecuária