A IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, acontece entre os dias 1° a 4 de outubro, no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). O tema deste ano é “Defesa Agropecuária e Sustentabilidade”.
Durante o lançamento, em Belém, o superintendente da Agricultura no Pará, Andrei Castro, destacou a importância do debate para o crescimento do estado e das demais unidades da federação no Norte do país, discutindo melhorias nas políticas públicas para o reconhecimento do potencial de produção da região.
A conferência é o maior evento técnico da defesa agropecuária no Brasil e será realizada pela primeira vez na região Norte. O objetivo é dar visibilidade às ações de defesa para o desenvolvimento econômico do país com sustentabilidade.
A programação inclui palestras, rodas de debates, cursos e mostras tecnológicas. São esperadas cerca de 2 mil pessoas entre autoridades, profissionais e representantes do setor produtivo, representantes de fiscalização e inspeção agropecuária, empresários, agroindústrias, indústrias e distribuidores de insumos agropecuários, pesquisadores, docentes, estudantes de nível superior e pós-graduação. A CIDASC estará presente prestigiando o evento e buscando novos olhares sobre a defesa agropecuária, inspeção aanitária, ameaças fitossanitárias, doenças, entre outros temas.
A conferência é organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA).
– A imagem integra os elementos da agropecuária da Região Norte do Brasil (búfalo, açaí), a cultura paraense (cerâmica marajoara) e a questão da sustentabilidade (representada pela floresta e por um recurso natural precioso – a água). A água que jorra da imagem tem a forma estilizada da América do Sul, remetendo à questão da fluidez das fronteiras geográficas causada pela globalização e consequente aumento do trânsito de pessoas e mercadorias nas duas últimas décadas. O formato geral circular refere-se ao fluxo de informações durante o evento, aos ciclos naturais e à harmonia entre as partes.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Informações Adicionais: Ascom/Cidasc