No período de 16 a 19 de setembro, Florianópolis foi sede do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes promovido pela Associação Brasileira de tecnologia de Sementes – ABRATES.

A CIDASC esteve presente, representada pelo engenheiro agrônomo Ricardo Miotto Ternus, que na oportunidade apresentou trabalho de pesquisa realizado pela companhia com o título: Taxa de utilização e critérios de escolha de sementes de soja em Santa Catarina. O trabalho foi realizado a partir de uma demanda da GEFIA e teve a colaboração de profissionais de dez ADR onda há o cultivo da cultura da soja.

De maneira resumida, o objetivo do trabalho foi avaliar a taxa de utilização de sementes de soja no estado de Santa Catarina, identificar os motivos que levam à utilização de semente legal ou ilegal, e visando nortear as ações de fiscalização e educação sanitária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), foi realizada uma pesquisa de levantamento com aplicação de 103 questionários, em usuários de sementes, nas diversas regiões produtoras do estado.

Os dados foram coletados no período de 01/12/2012 até 29/03/2013 em 67 municípios catarinenses localizados nas regiões produtoras de soja. Os resultados obtidos mostram que: a taxa de utilização de sementes legais de soja em Santa Catarina nas três ultimas safras foram de 71,9, 73,4 e 79,6% respectivamente; a substituição de lotes com baixo vigor e com problemas sanitários são os principais critérios que fundamentam a decisão do usuário em optar pelo uso de sementes legais; e que o preço elevado das sementes legais aliado a uma produtividade aceitável são os critérios que determinam o uso das semente salva e informal no estado de Santa Catarina.

Fonte: Ricardo Miotto Ternus