Imagem Ilustrativa

Jovens da região de São Joaquim serão os primeiros contemplados pelo novo programa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que proporciona financiamentos para aquisição de kits de informática, denominado Jovem Rural nas Asas da Inclusão Digital.

O programa deverá atender 1.500 jovens em três anos, em idade entre 16 e 29 anos, com financiamentos para compra de notebooks, computadores de mesa e/ou impressoras, e a Secretaria da Agricultura, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), concederá um desconto de 50% do valor para operações de até R$ 2.500,00. Em São Joaquim a entrega dos kits beneficiará 17 jovens será nesta terça-feira, dia 24, às 15h, no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) do município.

Os jovens beneficiados terão três anos para efetuar os pagamentos, em parcelas anuais, e com desconto de 50% para pagamentos até a data de vencimento. Os critérios para participar do programa são: adolescentes e jovens enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) ou na condição de filho de produtor rural já enquadrado; participantes do processo de formação em liderança, gestão ambiental, empreendedorismo e inclusão digital do Programa SC Rural (coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca); pertencentes a famílias beneficiárias nos Projetos Estruturantes apoiados pelo Programa SC Rural e/ou residentes nos municípios pertencentes às áreas prioritárias de níveis 1 e 2 constantes do Manual Operativo do Programa SC Rural (que são classificados de acordo com o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano). O kit de informática conterá ainda softwares de gestão de propriedades agrícolas desenvolvidos e utilizados pela Epagri.

De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, essa será mais uma ferramenta para inclusão digital e evitar êxodo rural dos jovens que vivem no meio rural. “A Secretaria está atenta às mudanças na agricultura e na sua profissionalização. O mundo está cada vez mais conectado e nós não podemos ignorar isso. Nós já temos o Programa Beija-flor,  Programa de Telefonia Fixa e Internet no Meio Rural e o projeto piloto Comunidades Rurais Digitais que buscam a inclusão digital das comunidades rurais de Santa Catarina”, explicou Rodrigues.

As ações do Programa de Inclusão Beija-flor são integradas ao SC Rural e leva às comunidades rurais novas perspectivas de acesso e disseminação do conhecimento com a implantação de telecentros e práticas de inclusão digital. Desde 2004, o Programa leva às comunidades rurais e pesqueiras telecentros equipados com microcomputadores e acesso livre à internet.

Hoje, Santa Catarina conta com 86 telecentros de inclusão digital, beneficiando aproximadamente 20 mil pessoas. O projeto piloto Comunidades Rurais Digitais, que começou a ser elaborado em 2011, conta com recursos de R$ 2,5 milhões provenientes do orçamento do Programa SC Rural para instalação de antenas repetidoras de sinal de internet wireless para comunidades rurais de 11 municípios de Santa Catarina.

O Programa de Telefonia Fixa e Internet no Meio Rural, que já atende 31 municípios catarinenses,  apoia os municípios que pretendem fornecer internet banda larga e telefonia fixa às comunidades rurais de Santa Catarina e conta com o apoio financeiro e técnico da Secretaria sendo que cada prefeitura é responsável pela aplicação dos recursos.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca