Foto: ADR de Criciúma

Em agosto e setembro de 2013 a Administração Regional (ADR) de Criciúma promoveu reuniões técnicas sobre Produtos de Origem Animal (POA) com profissionais do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e profissionais da Vigilância Sanitária (VISA).

A primeira reunião ocorreu no dia 28 de agosto, no município de Araranguá e posteriormente, repetida em Criciúma, no dia 5 de setembro.

As reuniões foram propostas, elaboradas e conduzidas por representantes da CIDASC, representada pelo Gerente Regional, o Sr. Wilmar Warmling e pelos os Fiscais Estaduais Agropecuários Rafael Moraes e Roberto Radamés Netto do SIE de Criciúma.

O período da manhã foi reservado aos profissionais que atuam nos estabelecimentos registrados no SIE, tantos inspetores como Responsáveis Técnicos e profissionais do controle da qualidade. Os assuntos foram diversos, entre os quais foram abordados os aspectos legais sobre o modelo de inspeção de Santa Catarina, esclarecimentos sobre a padronização dos procedimentos do SIE e a apresentação dos resultados obtidos na ADR de Criciúma, desde o ano de 2011 até o primeiro semestre de 2013, com destaque para o aumento do tempo de atuação dos Médicos Veterinários dentro dos estabelecimentos com SIE, adequações estruturais, ajustes de procedimentos higiênico-sanitários e conseqüentemente, a melhora significativa dos resultados das análises laboratoriais dos produtos. Durante o encontro os profissionais também tiveram espaço para expor suas opiniões, dúvidas e sugestões.

No período da tarde a reunião contou com presença de profissionais da VISA Municipal e Estadual e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Os representantes da CIDASC apresentaram aspectos pertinentes sobre embalagem, rotulagem, conservação e fracionamento de POA, enquanto os Promotores de Justiça, Cristine Angulski da Luz  e Alex Sandro Teixeira da Cruz, fizeram a exposição das normas que regem as relações de consumo, direito dos consumidores e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

O objetivo principal desta reunião foi subsidiar os profissionais da VISA, com informações convenientes para caracterizar a produção irregular de POA e medidas de combate à clandestinidade.

As reuniões contaram com a presença de 91 participantes e na avaliação geral foi importante para harmonizar a maneira de atuação dos profissionais nos diferentes setores da cadeia dos POA.

Fonte: ADR de Criciúma