Foto: Governo de Santa Catarina

O grupo Dubai Port, que atua em 65 terminais portuários em países de seis continentes, com a movimentação de 56,1 milhões de contêineres, pode realizar investimentos em Santa Catarina. Entre os portos cogitados para a realização de parceiras, está o Porto de Imbituba.

A notícia foi dada pelo governador do Estado, Raimundo Colombo, que realiza a segunda etapa de uma missão internacional. Depois de encontros com a alta cúpula chinesa da Sinotruk, em Pequim, o governador se reuniu ontem com dirigentes do Dubai Port World, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O governador foi recebido na sede do grupo pelo diretor de relações governamentais, Buti Al Jumairi, pelo diretor comercial Esam Ahmed e por outros três executivos.

Durante cerca de uma hora, acompanhado pelos dirigentes, Colombo visitou as instalações do porto, o terceiro em operações do mundo depois dos terminais da China e de Singapura. O governador apresentou aos dirigentes um diagnóstico sobre os cinco portos de SC – os privados de Itapoã e de Navegantes, o municipal de Itajaí, os estaduais de São Francisco do Sul e de Imbituba, sob gestão do Estado desde dezembro de 2012, e o pesqueiro de Laguna, – e as suas peculiaridades. “Para Santa Catarina, questão portuária é fundamental para a eficiência e a competitividade do Estado. É uma alavanca estratégica para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Segundo o Jornal Diário do Sul, após a visita, Raimundo Colombo disse que existe a possibilidade de a Dubai Port World investir em portos do Estado. “Eles estão interessados, já fizeram estudos para a construção de um porto, ainda preliminares, e avaliam parcerias em outros, como Imbituba, que podem ser estratégicos para eles e para nós”, salientou. O governador destacou que os investimentos em portos são um dos vetores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina.

O grupo

O Dubai Port atua em 65 terminais portuários em países de seis continentes. Desde o início de 2013, o grupo despachou 26,6 milhões de contêineres em seus terminais. A previsão é atender 100 milhões de contêineres até 2020, com um crescimento de 40%. O DP é o melhor porto do Oriente Médio há 19 anos consecutivos.

No Brasil, o DP World administra um terminal no Porto de Santos (SP). Um dos pontos em destaque do grupo em Dubai é a eficiência no recebimento e no embarque das cargas, porque todo o desembaraço fiscal é realizado via online. O Dubai Port administra ainda o terminal de cargas de Hamriya, que atende navios feitos em madeira e que viajam para o Iraque, Irã e Sumária (África) e o porto de passageiros em Rashid, localizado próximo do Centro de Dubai.

Fonte: Portal de Notícias Sul inFoco