Imagem Ilustrativa

O programa SDR de Inclusão Digital da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, entrega no dia 26 deste mês mais dez computadores para alunos da rede pública estadual, totalizando 273 beneficiados com o projeto. O ato de entrega será na sede do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, às 14h30.

Os beneficiados são alunos da rede pública estadual com bom desempenho e participação na escola. Por meio do projeto, computadores descartados e doados pela comunidade são recuperados, montados e repassados a alunos para auxiliar nos estudos desses jovens. Os alunos beneficiados recebem orientações sobre o uso do computador e podem solicitar o serviço de manutenção das máquinas, caso alguma delas apresente problemas de configurações.

Todas as máquinas são configuradas com programas livres, como o Linux, o Firefox e o BrOffice, para incentivar o uso desses tipos de sistemas e combater a pirataria na rede. Os equipamentos também contam com suporte de hardware e software.

Lio Tironi, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, afirmou que a ideia é fantástica, uma vez que recicla o lixo eletrônico, cuidando do meio ambiente e ainda favorece pessoas de baixa renda a ter seu computador em casa. A iniciativa é da SDR Jaraguá do Sul, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Uniasselvi, Católica de Santa Catarina, CDL, Fujama, Comunidade Terapêutica Vida Nova e Polícia Militar.

As pessoas que querem participar do projeto podem encaminhar suas doações para Secretaria de Desenvolvimento Regional, Rua Thufie Mahfud, 155 Jaraguá do Sul ­ SC ou para Escola Heleodoro Borges, Rua Ernesto Emílio Horst, 154 ­ Vila Lalau ­ Jaraguá do Sul ­ SC.

Para ser beneficiado pelo programa, é preciso que o aluno esteja cursando o ensino médio na rede pública estadual, ter boas notas e não possuir computador em casa.

Fonte: SDR Inclusão Digital