Imagem Ilustrativa

A Associação de Produtores Agrícolas, formada por moradores do bairro João Pessoa, em Guaramirim, fará neste final de semana a primeira colheita com um número bastante expressivo, serão 20 mil unidades de folhosas (alface crespa e americana, repolho, chicória, rúcula e almeirão), que serão comercializadas na Ceasa/SC.

Este é o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, e Prefeitura de Guaramirim.

Segundo a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, Tânia Dantas, este trabalho teve início no começo deste ano. “A ideia da parceria surgiu de uma visita, acompanhada pela representante da EPAGRI, onde a SDR foi até comunidade para conhecer as instalações da Associação de Moradores, hoje Associação de Produtores Agrícolas, que utiliza as instalações de uma antiga escola isolada, de propriedade do Estado. Foi neste momento que iniciamos uma conversa para mobilizar a comunidade e darmos início a um projeto inovador. Inclusive conseguimos, por meio formalizado, que o Governo do Estado cedesse o espaço da escola para uso comunitário e iniciarmos o desenvolvimento do território”, destacou Tânia.

A Prefeitura de Guaramirim deu suporte técnico e interviu com as máquinas e equipamentos agrícolas para as famílias que tinham interesse no projeto ofertado.

O Senar como parceiro, trouxe o técnico agrícola que capacitou e desenvolveu técnicas inovadoras de plantio com foco na agricultura familiar e desenvolvimento de territórios que possuem vocação rural. Na segunda etapa a colheita será de leguminosas e está prevista para daqui 60 dias.

“Mesmo com as baixas temperaturas o grupo de agricultores não perdeu nenhuma muda. O capricho e a dedicação que tiveram em cobrir muda por muda com garrafas pet recortadas recompensou agora na colheita farta”, falou Tânia, que parabenizou os agricultores.

Fonte: Tânia Dantas