Foto: Governo SC

No dia 21 de agosto, o município de Arroio Trinta sediou a quarta reunião ordinária de 2013 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Videira, na Câmara de Vereadores no município de Arroio Trinta.

A reunião foi aberta para toda a comunidade e contou com todos os representantes de órgãos e empresas do Governo do Estado que atuam na região, que fizeram uma breve apresentação das ações e atividades que desenvolveram até o presente momento. Esta é uma forma de divulgar e informar os serviços que o Estado desenvolve, bem como prestar contas à população.

O CDR é formado por prefeitos, presidentes de câmaras e representantes da sociedade civil e é organizada nos sete municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira: Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Tangará, Salto Veloso e Videira. Os projetos encaminhados para votação nos CDR devem ter seus recursos aprovados anteriormente por meio de cadastro no portal SC Transferências.

Neste ano foi implantado um novo sistema na CIDASC, onde o primeiro papel é orientar a respeito da Defesa Sanitária Vegetal, Animal, Controle de Raiva em Herbívoros. Temas esclarecidos pelo gerente regional da CIDASC de Videira, Mário Luiz Milani, durante sua apresentação.

Defesa Sanitária Vegetal

Tem suas funções direcionadas às fiscalizações nos estabelecimentos que vendem agrotóxicos (30), sementes e mudas (39), respeitando as normas e determinações do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Atua também às exigências de emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para frutas de caroço e rosácea (maçã, pêssego, pêra, ameixa e nectarina), para melhor acompanhamento, têm registrado 573 unidades de produção. (UPS), com uma área de 4.743ha, estimativa de produção de 167.933 toneladas.

Monitora 60 armadilhas de Cydia com 784 leituras por safra, realizou 140 inspeções referente ao cancro da Videira, atende e fiscaliza 15 unidades de consolidação (UC) Pet Shops.  A emissão de PTV fica em média 1.200 a 1.500 ao mês.

Defesa Sanitária Animal

Temos em nossos cadastros 4.327 propriedades com total de animais: asinino (asno-burro) (16), caprino (1394), codorna (663.304), ema (17), eqüinos (1.394), galinha (4.614.847), galinha da angola (189), mareco (70), muar (16), ovino (6.271), pato (772), peru (130), suíno (568.460).

Controlamos 18 granjas certificadas suínos GRSC, temos três em processo de certificação, temos três (03) incubatórios (uma média de ovos incubados mensal de 14.000.000).

Monitoramos propriedades positivas de brucelose (02), tuberculose (02) e propriedade em certificação livre de tuberculose (11), (7) matrizeiros/aves certificadas.

Controle de raiva dos Herbívoros

Realizamos atendimento em propriedades rurais para controle do Desmodus Rotundus (morcego hematófago), o qual pode ser transmissor da raiva, em um de três (03) capturas neste ano e encaminhamos os morcegos para laboratório para verificação de circulação viral, a qual não foi constatada na ADR de Videira.

Salientamos que os demais morcegos (insetívoros, frutíferos, carnívoros, frugívoros e etc.) são protegidos por portaria do IBAMA, não sendo alvo de controle da CIDASC.

Duas grandes conquistas da CIDASC 2013

A CIDASC conseguiu para os CTGS e MTGS a validade dos exames (AIE) para 180 dias, somente para Santa Catarina.

O produtor pode acessar on-line em sua própria residência o E-GTA, ou seja, emitir o documento para transporte de animais em casa 24hs por dia sem exceção nos feriados.

Área de Inspeção Estadual 

Acompanhamos desde o início, a partir da vistoria do terreno, planta e construção para fins de instalação de fabrica/indústria de embutidos, queijarias, apiários, frigoríficos. Até este mês possuímos 18 estabelecimentos em funcionamento com acompanhamento bimestral de abatedouros e trimestral aos demais.

Possuímos também três (03) estabelecimentos em processo de construção e cinco (05) novas solicitações. Atendemos na área de inspeção as convocações do MP SC no programa POA (Produtos de Origem Animal até a presente data: três (03) ações nos municípios que compõem nossa ADR).

Bem como denúncias anônimas e demandas da promotoria local de abates clandestinos. Participam dessas ações o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério Público de Santa Catarina, MP Regional, Polícia Ambiental e Militar, Vigilância Estadual e Vigilância Municipal com participação também de nossos técnicos.

As denúncias devem ser realizadas pelo 0800 da empresa para devidas providências.

Fonte: Mário Luiz Milani – ADR de Videira