Foto: Jader Nones

Médicos veterinários da CIDASC, dentre eles os responsáveis pelo Programa de Sanidade Suídea, participaram do VI Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e da V Pig Fair, evento ocorrido na cidade de Chapecó-SC entre os dias 13, 14 e 15 de agosto de 2013.

O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura foi promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e é considerado um dos mais importantes eventos técnicos, cuja missão é debater tendências e antecipar temas e tecnologias relacionadas à produção de suínos.

Uma das principais atrações do encontro foi o painel “Qualidade da Carne Suína Catarinense e o Mercado Japonês”, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e ministrado pelo adido agrícola na Embaixada do Brasil em Tóquio (Japão), Gutemberg Barone de Araújo Nojosa. Na ocasião, Gutemberg destacou a importância do sistema de defesa catarinense, assim como a participação e união das diversas instituições do setor de suínos para a conquista da abertura do mercado japonês para a carne catarinense.

Paralelamente ao evento, o Programa de sanidade suídea realizou uma reunião técnica, na qual os profissionais da CIDASC tiveram a oportunidade de discutir e padronizar procedimentos diretamente relacionados com as atividades de defesa sanitária desenvolvidas pelo Programa.

Ao todo, mais de quarenta profissionais da CIDASC participaram deste encontro de capacitação, os quais tiveram suas inscrições e despesas de hospedagem e alimentação gentilmente custeadas pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e pelo convênio firmado entre a CIDASC e  o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Fonte: Jader Nones e Sabrina Tavares – CIDASC