A SDR de Jaraguá do Sul, por meio da gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Secretaria de Agricultura de Guaramirim, SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Ação Social de Guaramirim, capacitam um grupo de mulheres produtoras rurais, para gestão de negócios agropecuários com enfoque no empreendedorismo e na liderança.
Mobilizadas, as mulheres avançam nas relações interpessoais e na construção de relacionamentos por meio de dinâmicas e vivências. Este é um dos cinco itens do curso de qualificação para liderança “Com licença vou à Luta”, os demais estão sendo apresentados por módulos que abordam os seguintes temas:
1. Empreendedorismo: Módulo comportamental que aborda as características do empreendedor, autoconhecimento e fornece conceitos para elaboração do diagnóstico da propriedade rural;
2. Gestão Financeira: Aborda conceitos financeiros, custo fixo e variável, depreciação, fluxo de caixa;
3. Planejamento estratégico: Elaboração da FOFA (ferramenta de planejamento) e estudo de mercado, visando a melhoria ou a inovação de alguma atividade;
4. Legislação: Noções básicas de legislação trabalhista, ambiental e sanitária, as características do empreendedor, autoconhecimento e fornece conceitos para elaboração do diagnóstico da propriedade rural.
O curso que teve início em julho certificará o primeiro grupo no final deste mês, uma vez que o encontro acontece uma vez por semana. Já na fase de conclusão as mulheres deverão elaborar como atividade um Plano de Negócio da sua propriedade e a área técnica do SENAR fará a conferência do Registro de Elaboração do Plano de Negócio para aprovação ou reprovação das participantes.
“Na visão das ações da política da assistência social, o “Com licença vou à Luta” estimula o protagonismo e dá oportunidades as participantes, para serem autoras da sua história de vida, da sua independência e realização, é a promoção das competências. A gerência de assistência social entende que as ações articuladas das políticas sociais dos territórios operam capacidades técnicas, propiciam acesso aos serviços públicos e oportunidades sociais. A assistência social do estado é estratégica nos territórios, pois favorece para que o grupo interaja e busque novos conhecimentos e referências em outras propriedades rurais”, destacou Tânia Dantas, gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Jaraguá do Sul.
Agendado para o dia 28 de agosto, no aniversário de Guaramirim, o grupo fará visita técnica em uma propriedade no município de Massaranduba, onde buscarão um modelo de sustentabilidade e agricultura familiar, propriedade referência na região, ali são aplicadas técnicas agroecológicas e sustentáveis. As Prefeitura de Guaramirim e Massaranduba articulam uma parceria com o transporte e a outra com o roteiro.
Um segundo curso está previsto para outubro, e as inscrições estão sendo feitas através da gerência de agricultura da SDR de Jaraguá do Sul. O curso é totalmente gratuito, contempla as participantes com kit de apoio e alimentação, e o número de vagas é restrito para no máximo 16 inscrições.
Fonte: Tânia Dantas