Foto: Maritza Martins

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, recebeu o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, além da ABCS – Associação Brasileira de Criadores de Suínos e outras entidades, em uma reunião nesta terça-feira (13/08), que tratou sobre a disponibilidade de milho PEP para Santa Catarina, além da modalidade balcão. De acordo com Lorenzi, o encontro foi de extrema importância para a suinocultura de Santa Catarina.

De acordo com o presidente da ACCS, bem como o secretario Adjunto da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, a reunião motivou a conquista por 60 mil toneladas de milho modalidade balcão para os produtores catarinenses. “A solicitação era por 300 mil toneladas para esse ano, mas neste momento apenas 60 mil foram autorizadas pelo secretário para serem disponibilizadas ao estado”, destaca Spies. Na modalidade Pepro, ainda não disponível para Santa Catarina, a expectativa é que esteja à disposição a partir da segunda quinzena de setembro.

Com a intenção de estabelecer uma programação de suprimentos de milho para os estados que mais consomem e dependem do produto, a reunião contou com importantes avanços, como o entendimento do MAPA sobre a real necessidade do Estado Catarinense em reduzir seus custos de produção.

Fonte: ACCS/News Comunicação