Foto: Tânia Dantas

A Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul promoveu em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural o projeto “acolhida na colônia” e o resultado deste curso são os roteiros que estão em desenvolvimento pelos municípios.

Segundo a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Jaraguá do Sul, Tânia Dantas, alguns municípios perceberam a capacidade do turismo rural e religioso local. “Massaranduba, por exemplo, já implantou um roteiro e o diferencial do município é o turismo religioso. São 42 igrejas e cada uma leva o nome de um santo”, destacou.

Foram cinco módulos que tiveram início em março deste ano e encerraram em julho. O projeto “acolhida na colônia” é focado no turismo rural e envolveu representantes dos cinco municípios da regional: Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder e Guaramirim. Durante o curso foram discutidos temas, como identificação, organização e o planejamento das propriedades rurais contribuindo para a diminuição do êxodo rural.

Janete Pedrotti, da gerência do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, lembrou ainda que este projeto está previsto no Plano de Desenvolvimento Rural – PDR para fortalecimento do setor. “A crescente conscientização da sociedade do uso equilibrado dos recursos naturais e preservação do meio ambiente é o destaque para o desenvolvimento do turismo rural, onde os moradores e visitantes se encantam com suas belezas naturais, a gastronomia local e seus costumes, levando na bagagem lindas fotos e na memória a alegria do aconchego e lembranças de cada região visitada”, falou. De acordo com Tânia Dantas, Massaranduba já está com o seu roteiro pronto e Corupá está em processo de desenvolvimento.

Fonte: Tânia Dantas – Gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação