Foto: Polícia Rodoviária Federal SC

Na noite da última quinta-feira (08/08) dois caminhões graneleiros não cumpriram a ordem de parada obrigatória junto à barreira sanitária BR116 – Mafra – SC. De imediato, os funcionários de plantão acionaram a PRF que alcançou os veículos já na BR280, sentido Rio Negrinho.

No retorno à barreira, descobriu-se que os caminhões transportavam 13 bovinos cada – totalizando 26 bovinos, em estrutura boiadeira adaptado dentro da carroceria – o que impede de visualizar a carga por fora. O proprietário dos caminhões é um produtor de Rio Negrinho, que já vinha sendo monitorado devido diversas denuncias de contrabando de gado do Paraná.
A Administração Regional de Mafra procedeu a apreensão dos bovinos, e na manhã de 6.a feira (09/08) os mesmos foram encaminhados junto ao aterro municipal de Mafra, onde foram sacrificados e destruídos. Esta ação contou com o apoio da PRF.
Esta ação foi de suma importância, pois além da entrada de bovinos de outros estados serem proibidos em Santa Catarina, a entrada clandestina destes animais pode acarretar riscos à sanidade do rebanho catarinense além de poder interferir nas exportações de carnes catarinenses, gerando graves prejuízos econômicos e sociais.
Os caminhões foram apreendidos pelo período mínimo de 15 dias e o proprietário será enquadrado nos crimes sanitários, financeiro e civil por esta contravenção. Além disso, as multas aplicadas pela CIDASC e Receita Estadual chegam ao montante de R$ 14.000,00. Somente a carga estava avaliada em R$ 50.000,00.
A CIDASC conclama a população a denunciar qualquer prática de fraudes contra a sanidade do rebanho catarinense. Participaram da ação os funcionários da BR116 Alysson Fernandes, Laudenir Schumacher, Renato Pivovarski e os médicos veterinários Fernando Bilinski, Jose Ruy Filho, Ronaldo Ferreira, Gerente Regional Osmar Carpen.
Fonte: Fernando Bilinski – Administração Regional de Mafra