Santa Catarina sedia até sexta-feira (2) o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS). O evento acontece no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e reúne pesquisadores, extensionistas, professores, profissionais liberais e estudantes de graduação e pós-graduação ligados à Ciência do Solo e áreas afins. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e da Pesca, é a responsável pela realização do Congresso. O secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, representou o Governador Raimundo Colombo na abertura oficial do evento, que aconteceu neste domingo (28), às 19h.

O tema do evento é “Ciência do solo: para quê e para quem?” E propõe uma ampla discussão sobre o papel do solo na sociedade atual, não somente na agricultura, mas também quando se discutem desastres naturais, recursos hídricos, planejamento rural e urbano, mudanças climáticas, aquecimento global, segurança alimentar, entre tantos outros. “O Congresso é uma grande oportunidade para compartilhar conhecimento, e a 34ª edição tem o mérito de ter como foco as alternativas para levar a ciência do solo aos produtores rurais contribuindo para a efetiva melhoria do uso sustentável dos nossos solos agrícolas”, afirma Airton Spies.

De acordo com Spies, Santa Catarina já tem diversas iniciativas para melhorar o manejo e a conservação do solo como os Programas Microbacias 1 e 2, executados nas décadas passadas, e o atual Programa SC Rural que também tem por objetivo a produção de alimentos de forma sustentável.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca