Divulgação – Associação Catarinense de Criadores de Suínos

A suinocultura, uma das principais atividades da base econômica de Santa Catarina, comemorou nesta quarta-feira (24/07) o Dia Nacional do Suinocultor e o Aniversário de 54 anos da ACCS – Associação Catarinense de Criadores de Suínos. A ACCS promoveu uma solenidade que contou com a participação de lideranças, produtores, expositores, técnicos e a equipe da entidade, no Pavilhão da Suinocultura, da Expo Concórdia 2013.

O evento marcou um importante momento para a ACCS, a evolução de uma suinocultura que nunca mediu esforços para obter resultados promissores. São 54 anos de história, e finalmente uma expectativa de um futuro melhor ao setor, com rentabilidade e reconhecimento. “Acreditamos nisso, pois os mercados internacionais começam a se mostrar satisfeitos com o Estado catarinense, e com isso teremos qualidade de vida na suinocultura”, destaca.

Participaram do evento de 54 anos da ACCS, autoridades como o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, o deputado Federal Celso Maldaner, o deputado Estadual Moacir Sopelsa, o secretario Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Airton Spies, entre outras lideranças importantes para a atividade da suinocultura. Em algumas palavras, o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, falou sobre a importância da atividade suinícola para o Estado catarinense e sobre a busca incansável da ACCS pela qualidade de vida do produtor. “A ACCS completa 54 anos de história e está ao lado do produtor. Pela entidade já passaram milhares de suinocultores, muitos persistiram e continuaram pelo amor da atividade, e agora, em nome de todos eles, e das gerações que deixaram aqui suas marcas precisamos obter resultados, esse é o foco da ACCS”, reforça o presidente.

Para os suinocultores, o Dia Nacional do Suinocultor possui um significado completo. “É de emocionar, principalmente por estarmos aqui comemorando a data, e ouvir aos fundos desse pavilhão o barulho que os suínos expostos fazem nas feiras. Isso nos alegra, enche o peito da gente de emoção, é uma tradição que ninguém vai apagar”, descreve o suinocultor Oraldi Martelli.

O suinocultor Clair Antônio Lusa também se emocionou ao falar da data e do aniversário da ACCS. “Somente estamos aqui pois pessoas muito importantes iniciaram essa atividade antes, como os nossos país, é por eles que aprendemos e seguimos com a atividade, e agora não vamos descansar até valorizar cada gota do suor que eles dedicaram pelo futuro do setor”, afirma o produtor de Granja de Material Genético.

O presidente da CCO da Expo Concórdia 2013 e vice-prefeito de Concórdia, Neuri Santhier, destacou que é uma grata satisfação para a Expo abraçar esses dois eventos. “A suinocultura é a nossa base econômica e sempre será valorizada nas edições da feira”, finaliza ele.

Fonte: ACCS – Associação Catarinense de Criadores Suínos