Foto: G1 Santa Catarina

A prefeitura de Vitor Meireles, município localizado no Vale do Itajaí, decretou nesta quinta-feira (25), situação de emergência devido aos prejuízos causados pela neve na cidade. O decreto já foi publicado no Diário Oficial da prefeitura e segundo assessoria do orgão, deve estar aberto para acesso no site do município a partir de sexta-feira (26).

Segundo o gerente administrativo e operacional e também coordenador municipal da Defesa Civil de Vitor Meireles, Sandro Lunelli, a prefeitura está juntando documentos para homologar o pedido de emergência junto à Defesa Civil de Santa Catarina. “Estamos com o ofício em mãos, juntamente com o FIDE, Formulário de Informações do Desastre, O DMATE, Declaração Municipal e Atuação Emergencial, e o relatório fotográfico dos danos causados pela neve nesta semana”, afirma o coordenador.

Sandro garante que só falta o relatório da Secretaria de Agricultura do município para que os documentos sejam enviados, e relata que na próxima semana o município dará entrada com o pedido na Defesa Civil do estado. “O setor de agricultura está fazendo o levantamento. Queremos encaminhar semana que vem se possível para homologação da Defesa Civil do estado”, declara o agente.

O setor de Agricultura do município foi o mais prejudicado, com lavouras e pastagens bastante afetadas. Um levantamento mostra que as localidades mais prejudicadas foram Varaneira, Faxinal, Serra da Abelha e Alto Palmito. O plantio de fumo também foi danificado em quase toda a sua totalidade e a produção leiteira foi afetada devido às grandes áreas de pastagem que ficaram queimadas por causa do frio.

Fonte: G1 Santa Catarina