Imagem Ilustrativa – Glauco Olinger

O ex-presidente da Embrater (Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural), ex-secretário estadual de Agricultura e fundador do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Glauco Olinger, vai integrar o quadro de titulares da Academia Brasileira de Ciência Agronômica. A solenidade de posse acontece nesta quarta-feira, dia 24, às 18h, em sessão especial da 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no auditório Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cidade Universitária, Recife (PE).

A indicação do nome de Olinger para integrar a Academia Brasileira de Ciência Agronômica foi do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, em setembro de 2011. “Glauco Olinger é uma das mais importantes referências do setor agrícola catarinense, por isso sua indicação. Ele incentivou o desenvolvimento da moderna agricultura de Santa Catarina, modelo para vários outros estados brasileiros. Contribuiu para o desenvolvimento das cadeias produtivas de arroz irrigado, maçã, uva, gado de leite, suínos e aves, dentre outros”, destaca Rodrigues.

Olinger foi secretário de Estado da Agricultura nos governos de Ivo Silveira (1966-1971) e Colombo Salles (1971-1975), e é responsável pelo plano de implantação do curso de agronomia na Universidade Federal de Santa Catarina (UfSC). Olinger também participou da instalação do Ministério da Agricultura e Pesca, em Cabo Verde e da fundação do Serviço de Extensão Rural em Angola.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca