O secretário João Rodrigues, da Agricultura, garantiu que o Governo do Estado não dará as costas aos produtores de hortaliças da região serrana da Grande Florianópolis. O que pode ser feito neste momento, é a reposição de sementes, adubo e calcário para viabilizar o replantio. “Não temos como cobrir as perdas por questões climáticas”, argumenta.
A entrega dos insumos depende, ainda, de levantamento das perdas em cada município, pelos escritórios locais da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural). “É do interesse dos próprios agricultores”, acrescenta o secretário.
O reajuste do preço do leite, de acordo com João Rodrigues, é inevitável. Principalmente, em função da queda da safra leiteira. Não terá outro jeito a não ser repassar ao consumidor”, avisa.
Em Águas Mornas, o produtor Albertino Kirchen, 55, já percebeu que ficou caro manter gordo o rebanho de 20 vacas. “Planto milho e cana, e preparo duas porções de forragem por dia, de manhã e à noite”, explica, enquanto alimenta uma rês e três bezerros. “A quebra na produção deve ser de 50%”, prevê.
Fonte: Jornal Notícias do Dia